Por que retomar o blog?

Já há algum tempo estive pensando em retomar o blog, e dissertar sobre assuntos que diariamente saem nos jornais . Uma abordagem quase leiga sobre as inquietações de ser humanista em um país de democracia frágil e ditadura recente.  A aflição de se ver impotente diante da reprodução de violência do Estado para com os cidadãos e de um cidadão contra o outro.

Violências que não se resumem a morte, tortura dos presidiários mas que se estendem a tortura e morte famélica  de cidadãos que foram ignorados pelo Estado e tiveram negados seus direitos mais básicos como o direito de comer , estudar, trabalhar.

Círculos viciosos que requerem mais do que apenas movimento político e sim uma conscientização, de que cada um de nós pode ajudar. Cada um de nós pode ser mais tolerante, mais solidário mais aberto ao diálogo. Talvez não possa mudar a história do mundo mas pode mudar a história de uma pessoa .Agir como multiplicadores.

Entendo a resistência da sociedade quando escuta falar dos Direitos Humanos. Talvez por que sempre que eles são citados são colocados de forma leviana como uma representação de apologia ao criminoso; quando na verdade tais direitos não defendem nenhuma classe específica mas todas . Defende a DIGNIDADE! Toda vez que falo esta palavra me vem uma força absurda e por mais que minha razão diga que é puro romantismo ideológico ,eu não posso deixar de lutar por ela .

Não é admissível que um ser humano tenha arrancado de si sua própria natureza. Seja por miséria, violência ou “penalidade” . Não importa o erro que alguém cometa. A classe social nasceu. Não importa quem são seus pais ou onde mora. NADA ! ABSOLUTAMENTE NADA; pode tirar de uma pessoa sua natureza humana.  Ninguém. Nem mesmo o Estado pode dizer que: “Esta pessoa é menos humana que aquela”.

E para mostrar que não estou sozinha neste ideal romântico, quase tolo, de Direitos Humanos.  Vou começar postando textos de pessoas que sentiam a mesma angústia e inquietação diante dos mesmos fatos. O primeiro será Fernando Sabino que ainda no ginásio me fez querer fazer

 diferença. 

JuFerrajoliImagem

 

Advertisements

Abril 22, 2013. Etiquetas: . Uncategorized.

Deixe um Comentário

Be the first to comment!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback URI

Direitos Humanos

Sob a Ótica de 5 Estudantes

ONU Brasil

Sob a Ótica de 5 Estudantes

%d bloggers like this: