Plano de Aula 1

Direitos Humanos

Segundo estudos, o primeiro relato sobre direitos humanos na História foi encontrado no Cilindro de Ciro. Já no século XVIII, as treze colônias inglesas na América começam um movimento para conquistarem sua independência apresentando alguns direitos fundamentais ao homem. Ela, por sua vez, vai influenciar a França a realizar um espetáculo da História que é considerado um marco da afirmação dos direitos humanos, pois elaborou e publicou a Declaração dos direitos do homem e do cidadão- a Revolução Francesa. Ela, em seu lema, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, égalité, fraternité ) já mostrava a que veio.

Em 1939 o mundo assistiu a um episódio de terror que durou até 1945. A Segunda Guerra Mundial foi um triste momento da História da humanidade. Hitler, em sua busca incessante por poder, passou por cima de todos os direitos do ser humano. Ele foi capaz de amedrontar e envolver o mundo em um violento e sangrento conflito, além de dizimar metade da pulação judaica. Com o seu fim, veio à necessidade de se afirmar de maneira global os direitos e garantias universais do homem; então, na Conferência de San Francisco, nos Estados Unidos, que reuniu delegados de cinquenta nações do Bloco Aliado, foi assinada a Carta das Nações Unidas, criando a ONU, que é sediada em Nova York.

A ONU tem por objetivo facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. Infelizmente notamos que ela não vem desempenhando devidamente seu papel, pois percebemos sua ineficácia perante as ações norte-americanas no Oriente Médio. Atualmente ela tenta resolver o conflito, a guerra civil, que instalou na Síria já há um bom tempo e não vem apresentando sucesso.

O grande desafio é fazer com que todas as pessoas humanas tenham seus direitos fundamentais assegurados e de fato respeitados. Claro que nos já demos grandes passos nessa direção, entretanto ainda estamos muito longe de chegar a essa finalidade. Para comprovar isso é só se informar sobre a situação desumana que pessoas enfrentam todos os dias em países do continente africano. Fome, miséria, doenças, guerras, crianças sobrevivem a isso dia após dia. Se não quiser levar seu pensamento tão longe, pense em seu país. O Brasil também apresenta casos gravíssimos de miséria e violência. Segundo os dados apresentados no primeiro relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre América Latina e Caribe, o Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. é impossível, em um quadro desses, supor que os direitos humanos são respeitados.

Não são somente os Direitos humanos que são universais. A responsabilidade de fazê-los serem compridos também pertence a todos.

Advertisements

Outubro 4, 2012. Trabalhos Estácio de Sá.

Deixe um Comentário

Be the first to comment!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback URI

Direitos Humanos

Sob a Ótica de 5 Estudantes

ONU Brasil

Sob a Ótica de 5 Estudantes

%d bloggers like this: